Chocolate vs Cães e Gatos
Muitas vezes estamos comendo uma guloseima, e nossos pequenos pets ficam atraídos pelas mesmas. Involuntariamente, muitos donos oferecem um pouco desses alimentos aos seus bichos de estimação.
Ocorre que o chocolate possui uma substância chamada teobromina, a qual é bem metabolizada pelos seres humanos, enquanto que os cachorros e gatos não o conseguem.
Os efeitos dessa substância quando ingerida, incluem:
Vômitos, diarreia, aumento da frequência cardíaca, tremores e convulsões e até mesmo risco de morte.
Certamente que os efeitos tóxicos variam em função do tamanho do animal, da quantidade ingerida e de sua fragilidade. Convém lembrar que os chocolates meio amargo e amargo tem maior concentração de cacau, portanto terão maior concentração de teobromina.
Vale lembrar a existência de chocolates para pets, os quais são livres de teobromina, e sem prejudicar o paladar dos animais.
Por fim, vi uma propaganda da fábrica de chocolates Garoto com cachorros entendendo o gosto por chocolate de seus donos. As pessoas mais incautas tenderão a pensar que o chocolate para humanos pode ser oferecido aos pequenos animais. Decidi entrar em contato com a companhia supra citada no dia 12 de março de 2021, enviando-lhes uma mensagem, solicitando-lhes a adição de uma observação na campanha de marketing acerca da toxicidade da teobromina na saúde dos cães e gatos.
Recebi no mesmo dia um agradecimento acerca da minha observação na propaganda. Aguardarei a resposta deles.
Tornei público meu pedido, a fim de não cair no esquecimento este fato.
![]() |
Barras de chocolate - Simon A. Eugster - CC BY-SA 3.0 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário